Em agosto, a Unesco revelou um informe onde advertia Londres sobre o perigo dos desenvolvimentos de grande altura. Neste informe, pediu um veto aos desenvolvimentos em altura no bairro de Southbanks de Londres, devido a preocupação que existe sobre o efeito destes em zonas que incluem a Tower of London.A Unesco também advertiu ao governo inglês que o veto pode ser aplicado de igual forma as zonas circundantes do The Shard de Renzo Piano e Waterloo.
O informe faz um chamado ao governo para “regular a construção da zona do The Shard” e pede revisão dos projetos importantes antes de que se faça um “compromisso irreversível”. Estas recomendações poderiam comprometer o desenvolvimento de projetos, como a Elizabeth House de David Chipperfield em waterloo e a reurbanização do Shell Center de Squire & Partners.
Por outro lado, Edward Lister, o vice diretor de Planejamento de Londres, disse que a Grande Autoridade de Londres “lutará” pelo crescimento da cidade e que entendem a preocupação da Unesco, mas que é necessário manter o equilíbrio de uma cidade que está em constante crescimento.
Estas declarações foram dadas com cautela por parte do governo inglês, pois se bem a Unesco não possui faculdade legais enquanto a planejamento, suas observações tem um grande peso midiático, o que pode influenciar em diversas áreas, incluindo o turismo.